Pesos e medidas

papers

A edição online do jornal britânico The Guardian publicou nesta sexta uma seleção de capas de jornais com capas dedicadas à morte de Michael Jackson ao redor do mundo. Uma das melhores é, realmente, a do Extra, do Rio de Janeiro. De minha parte, numa rápida pesquisa no site Newseum, fui verificar como a notícia apareceu em diferentes países, e o resultado pode ser visto na seleção acima. Muitos jornais de países a partir da Europa em direção ao leste, com as edições já prontas, perderam a notícia por conta do fuso horário — uns poucos ou tinham edições vespertinas ou tiveram agilidade para fazer a troca.

Algumas são de mau gosto, outras pouca bola dão ao fato. Outras exageram. Na ordem, temos, na primeira fileira, tabloides da: Colômbia (de carne e osso, sei); África do Sul (a notícia está numa mera “bandeira”, acima da foto dos torcedores sul-africanos desconsolados com a derrota para a Seleção Brasileira); e Grécia (talvez o redator da primeira página, na troca urgente, tenha ficado com dó de desfazer o layout e optado por um registrinho no pé da página).

Na fileira de baixo, no formato standard, os jornais de: Taiwan (provavelmente em edição vespertina, com quatro fotos de Michael Jackson e uma de Farrah Fawcett); do estado americano do Alabama (que resolveu, salomonicamente, dar pesos iguais às duas mortes); e da Áutria (cujo editor, preguiçoso e burocrata a não poder mais, achou que duas espigas de milho eram mais importantes que a foto de Michael Jackson).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.