A primeira vez

peanuts1

Já faz uns dias que saiu Peanuts Completo – 1950 a 1952 (Charles M. Schulz, L&PM, 360 págs., R$ 68), mas ainda vale aqui a menção. As tiras iniciais  de Charlie Brown e sua turma são curiosas tanto pelo traço dos personagens, muito diferentes do que viriam a ser, quanto pela temática, bem mais infantil, desprovida de certa melancolia e cinismo divertido que caracterizariam os tipinhos mais tarde. É evidente que Schulz ainda não sabia muito bem que caminho seguir, principalmente no primeiro ano.

Daí que, de quatro personagens iniciais (Shermy, Patty, Charlie Brown e Snoopy), só os dois últimos tenham vingado para valer. Ao longo desses dois anos, Schulz introduziria outros – que viriam a ser fundamentais para a tira: Violet e, principalmente, os bebês Schroeder, Lucy e Linus. O interessante é que os bebês vão crescer um tantinho adiante, e em boa parte vão ocupar os lugares de Patty e Shermy como amigos de Charlie Brown. Só depois viria outra personagem importante, Peppermint Patty, além do bebê Rerus.

No alto, na seqüência, a primeira aparição Schroeder (30/5/1950), Lucy (3/3/1952) e Linus (19/9/1952). Abaixo, a tira que mostra a vocação de Schoroeder para o piano e sua consequente obsessão por Beethoven — para desespero da apaixonada Lucy.

sc

3 Replies to “A primeira vez”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.